Sustentabilidade

Promover um desenvolvimento sustentável através de uma maior eficiência e inovação em tecnologias amigáveis projetadas para proteger o meio ambiente, buscando oportunidades para reduzir os impactos ambientais monitorando a evolução continua de indicadores de eco eficiência, capacitando nossos colaboradores para pratica benéfica em prol do meio ambiente. O uso racional da água são ações rotineiras na Sucos do Brasil. A fábrica possue estação de tratamento. Assim, toda a água usada dentro da fábrica e utilizada de forma racional, que retorna à natureza e é devolvida tratada, A Companhia promove programas de conscientização e de educação ambiental. O desempenho ambiental da Sucos do Brasil é monitorado através de indicadores de eco eficiência . O consumo sustentável da água e energia, componentes fundamentais para a produção de bebidas, A Companhia se preocupa com a utilização racional destes recursos insuficientes e, para tanto, monitora a utilização da água e energia e geração de residuo em cada estágio do processo. Para garantir o total sucesso nos indicadores. A Companhia protege mais de 2.500 hectares de vegetação natural localizada em sua unidade. E com sua poda geramos uma biomassa que é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis. A utilização da energia da BIOMASSA é considerada estratégica para o futuro, pois é uma fonte renovável de energia.

Três Rs

Os três Rs representam a ‘Hierarquia dos Resíduos’, que lista as melhores maneiras de gerenciar o lixo – do mais ao menos desejável. Este é o tema central da política Européia de gestão de resíduos. A Sucos do Brasil qualifica sua equipe não só para praticas internas mais também para praticas que poderão ser aplicadas no dia-dia de seu funcionário adotando postura ecologicamente correta. * Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis. * Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório. * Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.  Com a utilização racional de recursos como a água e energia, e a menor geração de resíduos e efluentes em toda a unidade, garantimos um menor impacto no meio ambiente além de participar de projetos sociais em qualificação profissional de jovens, assim colocamos em evidencia nosso compromisso com a busca da excelência em nossas operações e responsabilidade social.

Confira também nosso material: Jandaia Sustentável 2014/2015:

Jandaia sustentável 2015 from SucoJandaia
 

Energia Solar

unspecified

A Sucos Jandaia desenvolveu uma estação de geração de energia solar em seu parque industrial, que pretende colaborar com a economia de energia de uma forma sustentável.

A estação de energia solar da Sucos Jandaia, e todo o projeto relacionado à sustentabilidade energética, é baseada em um conceito de energia fotovoltaica. A energia necessária para ligar as máquinas da fábrica é capturada por painéis solares e armazenada em uma central estacionária.

Energia fotovoltaica é produzida quando a luz solar é convertida em energia com o uso de células solares ou semicondutores. Estas células são normalmente feitas de semicondutores de silício e não contêm quaisquer materiais corrosivos ou partes móveis. Quando as células solares são expostas à luz ocorre o chamado “Efeito Fotovoltaico”, produzindo energia elétrica. Esta energia também é ambientalmente limpa, silenciosa e segura. Este tipo de energia está emergindo como uma solução viável para os problemas de energia em todo o mundo. Seus usos atuais incluem estações de energia, transporte, fornecimento de energia elétrica rural, telecomunicações, microgeração residencial, etc. O processo de implantação do projeto foi realizado em aproximadamente cinco meses, desde a pesquisa de mercado sobre os sistemas existentes, seleção e definição do que seria apropriado para empresa, terrenos e verificação da possibilidade da criação da estação.

A utilização da energia solar é extremamente benéfica para o meio ambiente, por ser uma fonte renovável de energia e pouco poluidora. Assim, além de reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera, não há a eliminação de outros resíduos tóxicos na natureza.

Ir para o topo